quinta-feira, 14 de janeiro de 2016




          PROFISSÃO DE ENFERMAGEM



O que é a enfermagem?

É a profissão que tem como objetivo o cuidado as pessoas de forma holística, com respeito, sem discriminação, que requer atenção e observação por parte do profissional enfermeiro. Não cuida apenas da doença, mas trabalha com a prevenção, não faz diagnostico, pois compete ao médico, mas faz as prescrições de enfermagem prescritas pelo ministério de saúde.

Quem é o enfermeiro?

É um profissional qualificado que possui técnica científica, que ira atuar em uma equipe multidisciplinar e interdisciplinar. Deve ser critico observador, competente, conhecedor da área de atuação, participar de cursos de extensão, congressos, fóruns e conferencias de saúde, ler bastantes artigos científicos e livros. Se manter atualizado é sempre um grande diferencial.

 A Graduação de enfermagem.


É quando se faz uma faculdade reconhecida pelo MEC.Possuindo tempo de cinco anos ou seja dez meses de estudo com aulas teóricas e praticas,Deve ser um curso presencial com estágios obrigatórios dentro do centros de saúde.O graduado ira ser o coordenador da equipe de enfermagem e trabalhará em parceria com outros profissionais de saúde devendo ter conhecimento para debater,e agir com rapidez em casos de urgências e emergências tendo em vista que este profissional pode escolher locais de atuação que requeira este tipo de capacidade.   

LOCAIS DE ATUAÇÃO DO GRADUADO DE ENFERMAGEM.


ADMINISTRATIVO - GERENCIAL:

  De coordenação do trabalho coletivo da enfermagem, de administração do espaço assistencial, de participação no gerenciamento da assistência de saúde e no gerenciamento institucional.

Hospitais de urgências e emergências: Na coordenação da equipe de enfermagem, na administração de medicamentos, sondas e dreno, no cuidado com a higiene do paciente, fazer requerimentos para a administração hospitalar, observar a nutrição e o estado psicossocial do paciente e encaminhar para outros profissionais.pode atuar na UTI,Centro cirúrgico,na acolhida,nas alas de internação,na gerencia,salas de curativos,na sala de atendimento a queimados,na oncologia,na cardiologia,etc.

SAÚDE MENTAL:

 Os caps1, caps2, caps3, caps i,caps AD.e em clinicas psiquiátricas.

SAÚDE DO TRABALHADOR:

 Em empresas da construção civil, alimentícia etc.

SAÚDE DO IDOSO: 

Em áxilos, nos domicílios.


PSF:

 Trabalhando com a saúde coletiva, saúde do idoso, saúde da mulher, saúde do homem, saúde da criança, saúde do trabalho, prevenção e reabilitação, assistência domiciliar, e expansão de conhecimento científico.

CLINICA DE ENFERMAGEM: 

Será um empreendedor, dono da sua própria empresa. Pode realizar consulta de enfermagem com exame físico, exame puerperal, papanicolau,exame de toque das mamas ou de próstata,etc.

DOCENCIA:

 Podendo atuar em escolas técnicas e em cursos profissionalizantes se quiser atuar em universidade tem que fazer um mestrado na área de atuação que deseja lecionar.

SALA DE VACINA: 

O enfermeiro deve se capacitar em sala de vacina se faz um curso por fora da grade curricular da graduação. principalmente os que forem atuar em psf deve ter o conhecimento em vacinação.


SAMU:

 profissional altamente qualificado para atuar em acidentes juntos com o corpo de bombeiro, policiais, equipes rodoviárias. Deve ter conhecimento para doenças como ave, infarto.Na graduação tem de conter na grade  curricular uma cadeira acadêmica em urgência e emergência,porem ainda é pouco se deve ter um curso de especialização em APQ .

ENFERMEIROS CIENTISTAS:

Criam objetos para melhora o trabalho da enfermagem no dia a dia.podem também atuar em laboratórios e equipes de pesquisas de microbiologia,epidemiologia,etc.

VIGILÂNCIA EM SAÚDE:

ANVISA a nível federal,vigilância sanitária a nível municipal,gvisa a nível de estado.

 HOME CARE:

Clinica especializada em atendimento domiciliar para idosos,pessoas acamadas devido a acidentes ou deficiência física.
colocação de sondas,orientações de enfermagem,colocação de dreno,orientação aos familiares e cuidadores,etc.

ENFERMAGEM OFFSHORE:

É a prestação da assistência de enfermagem desenvolvida na área de exploração e pores de plataformas,navios e unidades petrolíferas.rodução de petróleo e gás natural em alto mar.


Salário em media no Brasil:

varia de acordo com sua especialidade,a região onde atua,o porte da empresa contratante e da carga horária realizada.


a) BRASIL: 2.151,00


b) PARANÁ: 1.628,00


c) SÃO PAULO: 2.582,00


d) RIO DE JANEIRO: 2.050,00


e) MINAS GERAIS: 1.611,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário