sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

                                    Turismo                              



O que é turismo?


   É um ramo das ciências sociais,que segundo o dicionário Michaelis é:"viagens realizadas,por prazer,a lugares que despertam interesse",já o dicionário Aurélio conceitua como:"viagem ou excursão,feita por prazer a locais que despertam interesse".
Para o profissional atuar nesta ramo é necessário uma graduação bacharelado em turismo reconhecido pelo MEC com duração mínima de quatro anos.


Quem é o Turismólogo e quais atividades ele desenvolve?


     Turismólogo é o bacharel em turismo. Planejar,organizar,dirigir e controlar instituições e estabelecimentos ligados ao turismo;Coordenar e orientar trabalhos de seleção e classificações de locais e áreas de interesse turístico visando o adequado aproveitamento dos recursos naturais e culturais,de acordo com sua natureza geográfica,histórica,artística e cultural bem como realizar estudos de viabilidade econômica ou técnica;Atuar como responsável técnico em empreendimentos que tenham o turismo e o lazer como seu objetivo;Diagnosticar potencialidades e as deficiências para o desenvolvimento do turismo nas regiões,municípios,estados do pais;Criar e implantar roteiros e rotas;Desenvolver e comercializar produtos turísticos;Pesquisar,atualizar e divulgar informações sobre a demanda turística;Coordenar,orientar e elaborar planos e projetos de marketing;Identificar desenvolver e operacionalizar formas de divulgação dos turísticos;Formular programas e projetos que viabilizem a permanência de turistas nos centros respectivos;Organizar eventos em ambientes públicos e privados,em diferentes escalas e tipologias;Coordenar e orientar levantamentos,estudos,e pesquisas relativamente a instituições,empresas e estabelecimentos privados que atendam ao setor turístico.



Campos de atuação do turismólogo:


Guia de turismo:


Será encarregado a mostrar,apresentar,guiar,informar,e aconselhar os melhores pontos turísticos de uma determinada área geográfica,que possua conhecimento dos locais e perigos,conhecimento cultural,religioso,culinária etc.

Hospedagens:

Albergues,pousada,hotéis

Agencias de turismo:


Na venda de passagens e orientações dos melhores pontos turísticos a critério do cliente.

Área pública:


Planejamento e inventariação

Docência:


No meio acadêmico pode atuar como professor universitário e fazer careira como gestor de cursos superiores,assumindo coordenações tanto do curso como de pesquisa de projetos.


Turismo de aventura:


Compreende os movimentos turísticos decorrentes da pratica de atividade de aventura de caráter recreativo e não competitivo.
As mais conhecidas são arvorismo,escalada,montanhismo,rapel,tirolesa,mergulho,rafting,asa delta,paraquedas.

Turismo religioso:


As pessoas procuram bastante no Brasil e em outros países do mundo, unindo  a fé e a vontade de conhecer outras culturas,monumentos históricos,rituais e sociais, movimentando a fonte de renda da região visitada.

Turismo pedagógico:


 Trabalha junto com a educação,ainda tem muito espaço a ser abrangido,pois,a cada ano o setor educação cresce as pessoas cada vez mais estão querendo se qualificar e colocar seus filhos em instituições que inovam,que saiam da sala de aula e vão para a pratica e o meio turístico é uma boa forma de trabalhar a metodologia pedagógica levando os estudantes a conhecer pontos históricos geográficos e biológicos. 

Quanto ganha turismólogo:


Em media 2.000 R$  
            

Nenhum comentário:

Postar um comentário