segunda-feira, 24 de outubro de 2016

                             FONOAUDIOLOGIA

       







        O fonoaudiólogo é o profissional com graduação em uma universidade autorizada pelo ministério da educação,com duração de cinco anos de curso.Este profissional atua para promoção,prevenção e recuperação da saúde humana,com ênfase na função auditiva periférica e central,função vestibular,da linguagem oral e escrita,da voz,da gesticulação e fluência,do sistemas mio funcional,orofacial,cervical e de deglutição.Estuda e anatomia e a fisiologia humana.
     O fonoaudiólogo atua em:NASF,unidade básica de saúde,escolas,creches,hospitais públicos e privados,clinicas de especialidades,universidade s seja ensinando ou na parte clinica,veículos de comunicação(rádio,TV e teatro),no meio musical com os artistas da musica seja na reabilitação ou recuperação e melhoria da voz,home care,consultorias para políticos ou empresas que lidam com o público.
       As especialidades reconhecidas pelo conselho federal de fonoaudiologia são:Neuropsicologia,neurofuncional,fonoaudiologia do trabalho,gerontologia,educacional,disfagia,voz,saúde coletiva,motricidade,linguagem e audiologia,pediátrica e estética.
        No Brasil o piso salarial em 2016 esta em 2.231,86R$ aproximadamente variando em alguns estados do pais.
        Este profissional deve gostar de se relacionar com as outras pessoas,esta atento as mudanças na saúde da população,gosta de pesquisar,de falar.
         Poucos profissionais atuando nesta área no Brasil e  Possui um mercado vasto e a tendência é melhorar cada vez mais,principalmente na especialidade de gerontologia ,pois,a população do Brasil esta envelhecendo.
          Este profissional esta habilitado para cuidar de pessoas com 
AVE,Mal de Parkinson,Alzheimer,problemas na audição e fala etc...    
         

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário